Turismo ecológico: Saiba 3 dicas de como colaborar

O ecoturismo, também conhecido como turismo ecológico, é saber utilizar de forma mais sustentável toda a experiência turística preservando e contribuindo com o patrimônio cultural e natural. Além do cuidado com o meio ambiente, essa prática também promove a conscientização e bem-estar da população.


O turismo ecológico não é aplicado somente no trajeto de ida e volta de um lugar, mas engloba todas as etapas de uma viagem, como a escolha do destino, o meio de transporte e a empresa responsável pelo serviço, o hotel escolhido, as atividades a serem realizadas, a auto-responsabilidade com a produção e descarte de lixo e respeito à cultura e biodiversidade do local. Além disso, essa é uma boa atividade para estabelecer uma maior conexão com a natureza e os elementos que a compõe, sem causar impactos que a prejudique.


A importância do turismo ecológico


Não só proporcionando uma ótima experiência para os turistas conscientes, o turismo ecológico é essencial contra a luta de degradação, desmatamento e extinção de diversas espécies de plantas e animais, preservando ambientes naturais e a história do local.


A responsabilidade para colaborar com um ecoturismo não é somente dos turistas, no entanto, mas sim de moradores e dos proprietários de empreendimentos turísticos na região, pois muitas empresas acabam degradando e prejudicando a fauna e flora de um meio com o pretexto de proporcionar “conveniência” às pessoas que ali visitam.


Como posso colaborar com o turismo ecológico?


Para que um turismo ecológico seja completo e bem estruturado, é preciso que haja algumas características principais incluídas no planejamento e execução da atividade. Por isso, seguem 3 dicas de como colaborar com essa prática: 1) Não incentive a exploração de pessoas e animais

Infelizmente, é comum que, em viagens, trilhas e entre outros passeios, algumas pessoas estimulem a exploração do trabalho humano, contribuindo com comércios ou empresas que oferecem más condições de trabalho para seus funcionários, o que também acontece com profissionais desqualificados que maltratam animais, sendo eles silvestres ou não. E, a melhor forma de combater esse problema é não consumindo produtos ou serviços que possam incentivar essa prática criminosa.


2) Conheça a cultura local

Um dos tópicos essenciais do turismo ecológico é a conectividade dos turistas conscientes com a natureza, a história do local e as pessoas que ali vivem, pois auxilia a economia local, agrega importância à história brasileira e conhecimento a cada pessoa que se permite aprender.







3) Escolha empresas de transporte que compartilhem do princípio ecológico

Para realizar viagens, em sua maioria das vezes, é preciso usufruir dos serviços de empresas de transporte para que se possa chegar ao destino de maneira rápida e segura. Porém, quando o assunto é ecoturismo, é necessário que a organização escolhida seja uma participante ativa a favor da sustentabilidade do planeta, usando de seus recursos para mitigar da melhor maneira os impactos negativos contra o meio ambiente.


E, a Baruel Van é essa empresa. Pensando nos impactos causados à natureza, oferecemos o serviço de fretamento, atividade que assiste à causa sustentável do planeta.


Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços de fretamento!