Roteirização de pessoas: O que é e quais os benefícios?


Roteirização de pessoas: estudo de rotas
Roteirização de pessoas: estudo de rotas

Se você pesquisa sobre fretamento e está a procura de uma empresa de transporte para o deslocamento dos seus funcionários, já deve ter ouvido sobre a roteirização de pessoas.


É muito comum as empresas de fretamento que oferecem um serviço de qualidade anunciar a roteirização como um dos benefícios do seu serviço, e que de fato faz toda a diferença na hora da contratação.


Mas se você ainda não sabe o que a roteirização de pessoas é e o que ela pode oferecer de vantagem para sua empresa, nós vamos explicar.


O que é a roteirização de pessoas?


Evita o trânsito e escolhe a melhor rota
Evita o trânsito e escolhe a melhor rota

A roteirização de pessoas é o processo de definição do melhor trajeto para atender todos os colaboradores e chegar do ponto A ao ponto B da melhor maneira possível. É o que torna o fretamento ágil e otimizado, traçando rotas eficientes e conseguindo atender o maior número de pessoas.


É a partir do estudo que considera o macro que a empresa de fretamento consegue visualizar de forma completa todas as necessidades da empresa contratante, oferecendo um serviço completo e que entrega maior comodidade aos colaboradores.


Sem a roteirização, estratégias como evitar avenidas com grande fluxo e trânsito, conseguir atender todas as pessoas no menor tempo possível e chegar no menor tempo possível na empresa não seriam realizáveis.


A falta deste estudo traz desvantagens para ambas as partes, já que a necessidade do contratante não é atendida de forma eficiente e a empresa de transportes perde tempo e agilidade com carros que poderiam estar atendendo outras demandas.


Agora que você já sabe qual é a definição, vamos para a melhor parte:


Quais são os benefícios da roteirização?


Corte custos da sua empresa
Corte custos da sua empresa

Você pode já ter percebido que já falamos de alguns benefícios no texto acima. Mas as vantagens podem ser ainda maiores.


A maior vantagem do fretamento para as empresas é o corte de custos. Os valores gastos com vale-transporte mensal dos funcionários podem pesar muito no fechamento final. Por isso, as empresas estão procurando cada vez mais o fretamento contínuo como alternativa para o transporte de funcionários.


Com a roteirização, é possível identificar como utilizar o transporte de forma eficiente, trazendo ganhos para a empresa contratante que conseguirá diminuir ainda mais o valor do contrato.


Outro ponto importante é o conforto dos colaboradores. Já é comprovado que o deslocamento diário para o trabalho afeta diretamente a produtividade das pessoas. Com a roteirização, é possível escolher trajetos que demandam menos tempo, evitando trânsito e deixando as pessoas o mais próximo possível de suas casas, aumentando o bem-estar e entregando horas preciosas de descanso que o transporte público não consegue oferecer.

Funcionários mais felizes e produtivos
Funcionários mais felizes e produtivos

Em empresas com um grande número de funcionários, a roteirização também organiza por localidade a ordem dos funcionários que serão pegos. Isso facilita na hora de determinar quais veículos serão utilizados, fazendo com que o serviço seja eficiente.


Ficou interessado em como a roteirização pode beneficiar a sua empresa? Entre em contato com a Baruel e saiba mais. Nossos serviços de transporte fretado se destacam na grande São Paulo. Corte custos e aumente a qualidade de vida dos seus funcionários.