Dia da Árvore: como contribuir com a preservação do meio ambiente?

Dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore no Brasil. A data tem como principal objetivo a conscientização da preservação da árvore e meio ambiente.


Em uma época em que o desmatamento está cada vez pior, a data é de extrema importância. Segundo um monitoramento feito pela plataforma Terra Brasilis (desenvolvida pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em maio de 2021, o mês de abril deste ano teve o maior desmatamento para o mês da história do país, com 580,55 km² da Amazônia devastados, o equivalente ao estado de Minas Gerais, o quarto maior em extensão territorial do Brasil. De acordo com pesquisas do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o período entre agosto de 2020 e julho de 2021 teve a pior taxa de desmatamento dos últimos dez anos.


Conforme uma das maiores organizações de conservação da natureza no mundo, a WWF-Brasil, os principais impactos do desmatamento são:


  • Perda da biodiversidade

Além da redução das espécies botânicas, pode ocorrer perda de espécies de animais devido ao elevado grau de endemismo (“ou seja, a presença de espécies que só existem dentro de uma área geográfica determinada”).








  • Degradação do habitat

A fragmentação da paisagem implica na vulnerabilidade às secas e aos incêndios florestais, o que afeta a variedade de espécies animais.


  • Modificação do clima mundial

“A velocidade a que as temperaturas estão aumentando é alarmante. A este ritmo, podemos chegar a +1,5°C nos próximos 15 anos”, afirmou Pascal Peduzzi, diretor da GRID-Genebra, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).


  • Perda do ciclo hidrológico

A Amazônia é grande responsável pelas chuvas. O vapor d’água que emana das florestas é soprada pelo vento até a região Centro-Sul do Brasil. Portanto, as secas têm grande influência das florestas amazônicas, e a agricultura (presente em sua maioria na região Centro-Sul) é uma grande fonte de renda para o país e seus prejuízos podem impactar toda a população brasileira.





  • Impactos sociais

A população tem menos acesso aos benefícios dos recursos naturais, acarretando em mais pobreza e em um êxodo, o que está previsto para o ano de 2030, segundo o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).


Além dos listados, há problemas sociais (como conflitos sociais, genocídio de povos indígenas, doenças e mortes) e econômicos (como imagem negativa do país, redução no fluxo de investimento e sanções econômicas sobre exportações).


Por isso, separamos 7 dicas para que você possa contribuir conosco com a preservação do meio ambiente.


1. Preserve as árvores

Parece óbvio, mas não realizar poda ilegal é uma grande contribuição. Além disso, nunca desmate ou coloque fogo em uma área, pois pode chegar a uma mata preservada.


2. Cuide bem da água

Nunca coloque lixo em rios, lagos e mares e, principalmente, preserve a mata ao redor do local, pois ela protege contra erosões e assoreamentos.

Sempre descarte óleos em locais de coleta apropriados.

Economize água. Lembre-se que ela é finita.

3. Atente-se aos cuidados da pesca

Nunca pesque durante a piracema (período de reprodução dos peixes). Isso dificulta a reprodução e pode implicar na extinção de espécies. Fique atento e obedeça a quantidade de pescado permitida. Além disso, nunca realize a caça ilegal.








4. Nunca compre animais ilegais

Ao comprar animais silvestres sem registros, a pessoa estará colaborando com o tráfico de animais, o que compromete a biodiversidade de uma região e pode levar à extinção da espécie, sem contar dos maus tratos que os animais sofrem durante todo o processo.


5. Cuide bem do seu lixo

“Nunca jogue lixo no chão” é uma das frases que mais ouvimos durante toda a vida e não é incomum vermos estampa em algum lugar da cidade. Porém, não é o que acontece na prática. Durante as chuvas, o lixo é carregado para o sistema de drenagem, chegando em rios e mares.


6. Siga a política dos 3Rs

Reduzir, reutilizar e reciclar faz com que seja diminuída nossa produção de lixo, consequentemente, menos resíduos no meio ambiente.

7. Evite andar apenas de carro

Os carros poluem o meio ambiente. Quanto mais veículos na rua, mais haverá poluição. Sempre que possível, utilize outros meios de transporte, como a bicicleta. Para ir ao trabalho, utilize o serviço de fretado e reduza a quantidade de automóveis na rua.