Como transportar crianças pequenas no ônibus?


Saiba como ter uma viagem de ônibus segura
Saiba como ter uma viagem de ônibus segura

Saiba dicas que podem ajudar a manter a segurança dos pequenos durante toda a viagem


O transporte de crianças em veículos pode ser uma tarefa muito difícil. Os pequenos ficam muito agitados em espaços muito apertados e se a viagem for longa, haja criatividade para distraí-los durante todo o percurso.


Em carros de passeio, o uso de cadeirinhas e elevações, além do cinto de segurança, são componentes obrigatórios no transporte de crianças. Já em veículos de transporte coletivos, como vans e ônibus, estas regras deixam de ser obrigatórias, apesar do cinto ainda ser componente obrigatório em todos os veículos.


Mas existem algumas dicas para manter a segurança dos pequenos dentro do ônibus. Confira agora!


Nunca as deixe sozinhas nos bancos


Crianças no ônibus? Nunca as deixe sozinhas nos bancos
Crianças no ônibus? Nunca as deixe sozinhas nos bancos

Todo mundo sabe que manter uma criança pequena quieta enquanto está sentada em um lugar é muito complicado. Por isso, evite sempre deixar as crianças sozinhas sentadas no banco. Coloque-as no colo e as segure firmemente para evitar que elas se desequilibrem e caiam.


Não sente longe


Não deixe as crianças sozinhas e longe do seu alcance. Como dissemos acima, elas podem desequilibrar e cair ou também tomar atitudes inesperadas, como sair correndo pelo corredor ou subir no banco. Sempre mantenha ela ao seu alcance rápido e seguro.



As janelas oferecem um grande perigo no transporte
As janelas oferecem um grande perigo no transporte

Não deixe as crianças colocarem partes do corpo para fora do ônibus

Parece óbvio para a gente que é perigoso se projetar para fora do ônibus pela janela. Mas crianças pequenas têm uma curiosidade insaciável. Por isso, converse com os pequenos e explique que colocar braços e cabeça para fora da janela pode ser muito perigoso. Este tipo de atitude pode causar até acidentes fatais.


Atenção às escadas


Os ônibus possuem escadas consideradas altas para as crianças, por isso, existe um grande risco de quedas ao embarcar e desembarcar por elas. Sempre que for entrar ou sair do ônibus, dê a mão para a criança e a ajude a ter firmeza.


O cinto ajuda a manter as crianças sentadas e seguras
O cinto ajuda a manter as crianças sentadas e seguras

Evite que fiquem escoradas no assento da frente


Muitas crianças costumam escorar a cabeça ou tentar colocar a boca no banco da frente. Em situações de freadas bruscas e repentinas, os pequenos podem ser lançados para frente e se machucarem no banco dianteiro. Para evitar esse tipo de acidente, segure a criança firme e impeça que ela faça esse tipo de movimento.


Mantenha a sua segurança e a dos pequenos durante toda a viagem. Use cinto de segurança sempre e siga as dicas que demos.


Viaje bem, viaje em segurança, viaje com a Baruel.