Como tornar os seus funcionários mais produtivos? Descubra benefícios que fazem diferença


Funcionários satisfeitos rendem até 12% mais que os demais. É o que diz uma pesquisa feita pela Universidade de Warwick, no Reino Unido. O aumento dessa produtividade está diretamente ligada ao local de trabalho e os benefícios agregados aos funcionários nas organizações participantes.


Além do bem-estar elevado dos colaboradores e, consequentemente, uma maior qualidade de vida, associada ao maior contentamento sobre o ambiente de trabalho, uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, EUA, mostrou que uma equipe satisfeita consegue entregar 37% mais eficiência nas vendas e três vezes mais criatividade.


A partir desses números, também foi possível observar que o contrário: quanto maior o descontentamento e insatisfação no trabalho, menor é o desempenho dos colaboradores. Tudo isso está associado diretamente aos benefícios agregados à função e a qualidade de vida proporcionada à rotina dos funcionários.


Por isso, grandes empresas que visam o melhor desempenho dos seus funcionários estão agregando cada vez mais benefícios. Além da produtividade, os benefícios são peça chave para manter grandes talentos nas empresas, já que está se tornando pré-requisito de profissionais bem qualificados.


Para ajudar grandes corporações, separamos 5 benefícios que são os mais procurados por funcionários. Confira!



1. Seguros e planos de saúde

O pacote de plano de saúde é um dos benefícios básicos para manter um funcionário trabalhando sem preocupações. Além da facilidade de marcar consultas sem espera, o plano de saúde ajuda os funcionários a manterem sua saúde em dia, evitando também faltas por questões médicas ou por tempo de espera em consultas e atendimentos rápidos.




2. Cursos e formação acadêmica


Conseguir montar uma equipe de profissionais bem formados e competentes pode ser muito caro para uma empresa, já que precisará fazer ofertas muito maiores para funcionários que já estão bem remunerados nos concorrentes. Uma alternativa para isso é investir em formações específicas para o quadro de funcionários que já trabalham na empresa. Além de oferecer reconhecimento e crescimento profissional, os funcionários se sentirão valorizados e desempenharão as funções com mais responsabilidade.


3. Transporte fretado


No Brasil, principalmente nas grandes cidades, o uso do transporte público é feito pela maioria da população. Além das longas distâncias e a necessidade de baldeação, que fazem com que o trajeto demore, ainda temos o trânsito e a falta de qualidade no serviço que tornam a rotina ainda mais estressante. Oferecer um transporte de qualidade que faça com que a pessoa tenha tempo de qualidade e descanse na ida e volta é essencial para manter a produtividade da equipe.


Além disso, com os valores cada vez mais altos do transporte público, o transporte fretado é um benefício que pode oferecer até um corte de custos para a empresa. Já pensou oferecer um benefício e ainda economizar todo mês?


4. Incentivos


Programas de metas que incentivam a produção podem ser uma ótima oportunidade para motivar os funcionários. O prêmio não precisa ser necessariamente dinheiro, mas day off, festa de confraternização ou produtos que sejam de interesse dos funcionários podem ser uma alternativa.


5. Área de lazer


Um local para descontração é excelente para promover a integração dos colaboradores e aliviar um pouco o estresse do dia a dia. Uma pequena sala com algum tipo de jogo e uns sofás já é o suficiente para dar aquela relaxada depois do almoço e voltar com as energias recarregadas. É só olhar grandes empresas de tecnologia, como o Google e o Facebook. Aqueles espaços de diversão não são atoa né, e os resultados aparecem para todo mundo ver.


Algumas empresas ainda precisam entender que oferecer benefícios para os seus funcionários não é custo mas investimento. Todos esses benefícios voltam em forma de produtividade e, consequentemente, mais lucro para as companhias. Além disso, com a escassez de profissionais especializados, conseguir identificar e reter esses talentos na empresa faz toda a diferença na hora de concorrer no mercado.


Valorizar os profissionais que trabalham na sua empresa é o primeiro passo para que o seu negócio tenha sucesso.