Como ser um cidadão mais consciente em relação ao meio ambiente?

Precisamos mudar nosso comportamento e nos preocuparmos com o hoje e o amanhã, pois o futuro não está tão distante quanto pensamos.


Nos últimos anos, as discussões sobre meio ambiente se tornaram cada vez mais sérias. Com as mudanças climáticas, catástrofes naturais, animais em extinção, florestas desmatadas, águas e ar poluídos, e finitude dos bens naturais, se faz necessários os debates.


Por isso, para nos lembrarmos e reforçar a importância desse assunto, no mês de junho temos a Semana do Meio Ambiente, de 31 de maio até 5 de junho, um período de conscientização para temas importantes sobre o meio ambiente.


Nós, como cidadãos, temos o dever de cuidar do meio ambiente, de sermos conscientes e promover debates e reflexões em nossa comunidade. Muitas vezes, pensamos que essa pauta não é tão importante quanto os outros problemas da sociedade, porém a preservação do meio ambiente é um dos temas mais fundamentais.


O meio ambiente também é a nossa casa e temos que ter o cuidado para preservá-la. Precisamos mudar nosso comportamento e nos preocuparmos com o hoje e o amanhã, pois o futuro não está tão distante quanto pensamos e já estamos começando a sentir as consequências das ações nocivas do ser humano na natureza.


Além da devastação da natureza, a nossa saúde também pode ser afetada, pois com a poluição do ar, podemos desenvolver doenças respiratórias; com a poluição das águas, podemos consumir peixes com micro plásticos que podem ser ruins para a saúde; com o desequilíbrio ambiental, podemos sofrer com as temperaturas e a escassez de alimentos; e com a invasão do ser humano nos habitats dos animais, muitas doenças surgem na sociedade.


Então, para aproveitar não somente a Semana do Meio Ambiente, mas o mês e o ano todo, te daremos dicas de como ser um cidadão mais consciente em relação ao meio ambiente.


Lembra-se dos 4Rs que sempre ouvimos na escola? Repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Você pode usá-los no seu dia a dia.


Comece repensando nos seus hábitos e o que pode ser feito para mudar aqueles que causam um impacto negativo ao meio ambiente. Após essa reflexão, continue com os seguintes Rs.


Reduzir:


· Economizar água;

· Economizar energia elétrica;

· Comprar e consumir o que for necessário (consumo consciente);

· Reduzir os desperdícios;


Para o consumo consciente, podemos fazer a substituição de alguns produtos que usamos no dia a dia por produtos ecologicamente corretos. Esses são apenas alguns dos principais exemplos de reduzir. No seu dia a dia, podem ser encontradas mais formas de reduzir e, dessa forma, a produção de lixo também será reduzida.



Reutilizar:


Sabemos que o plástico é um dos maiores vilões do meio ambiente e o vidro possui tempo indeterminado para se decompor na natureza, por isso, se possível, depois de comprar e consumir produtos com embalagens de plástico, vidro, papelão e outros tipos de materiais, tente dar outro significado para a embalagem. Reutilize e faça outro uso daquela embalagem que seria descartada. Na internet, estão disponíveis vídeos de “do it yourself” com dicas para transformar objetos. Use a imaginação e crie uma serventia para as embalagens. E para aquelas que não podem ser reutilizadas, recicle.


Reciclar:

Para reciclar algum produto, é necessário realizar a separação correta do seu lixo e encaminhá-los para a coleta seletiva e/ou centros de reciclagem. Nesses centros, eles processam os produtos para que se transformem física ou quimicamente. Essa transformação faz com que se tornem novos produtos.






Para cumprirmos nosso dever como cidadão com o meio ambiente, precisamos agir, sermos ativos. Precisamos cobrar da prefeitura de nossas cidades medidas de preservação de áreas verdes e/ou cultivar áreas verdes nos bairros, exigir aos órgãos públicos que tenha coleta seletiva nos bairros, pois, dessa maneira, o lixo será descartado corretamente.


Quando crianças e adolescentes, os professores sempre nos ensinavam sobre o meio ambiente e como cuidar dele. Parece que naquela época éramos mais conscientes e tínhamos mais vontade de trabalhar a favor da preservação, porém, essa vontade e consciência não podem ir embora, devemos levá-las conosco em nossas vidas adultas, pois se ainda tivermos uma chance de revertermos os desastres causados pelo ser humano, podemos fazer a diferença dentro de nossas casas, em nossa comunidade, ajudando a incentivar, a conscientizar, adotando hábitos para salvar nossa casa, o meio ambiente, e garantir um amanhã melhor.


A Baruel Van é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e conta com profissionais conscientes. Se está procurando um serviço de fretamento que junta conforto, segurança e cuidado com o meio ambiente, escolha Baruel Van!