Como reduzir os custos com o transporte de funcionários?

Administrar uma empresa e fazer ela se destacar em meio aos concorrentes não é tarefa fácil. Além de se tornar referência no setor, entregar produtos e serviços de qualidade, girar capital e gerar lucros, ainda é preciso lidar com adversidades como quedas no mercado e incidentes mundiais, como a pandemia do coronavírus.


Empresas precisam cortar custos para sobreviver em crises
Empresas precisam cortar custos em crises do mercado

Ao se deparar com contratempos que impedem que sua empresa funcione de maneira habitual e prejudicam o crescimento habitual do setor na qual ela está inserida, um bom administrador começa a olhar para atividades que possam diminuir os gastos mensais da

companhia para que a mesma sobreviva até a retomada completa da economia.


Existem muitas formas de cortar custos de uma empresa. A primeira delas é o corte de funcionários e a diminuição da produção. Quando falamos de uma epidemia global, esses cortes se tornam mais difíceis, já que mais do que nunca, há a necessidade de cuidado com a vida humana em cada canto do planeta.


Curiosamente, existe uma maneira de manter a margem de lucro e proteger os funcionários que, diariamente, se locomovem por vários cantos da cidade em direção à sua empresa. Confira!


O transporte de funcionários


É previsto em Lei que o empregador garanta o vale-transporte a todos os funcionários, seja CLT ou temporário, que necessitam do serviço de transporte público para irem e voltarem da empresa. A legislação determina que o benefício pode ser usado tanto em linhas municipais, como ônibus, ou intermunicipais, como trens e metrôs.


E quanto é descontado de vale transporte do funcionário? O valor determinado pela lei é de 6% do salário, destinado mensalmente para o benefício. O restante do valor é pago pela empresa, ação obrigatória para o deslocamento de funcionários prevista na lei.


Quanto custa o transporte de funcionários para a empresa?


O pagamento de transporte para funcionários pode ter um alto impacto no fluxo de caixa da empresa. A localização da empresa, o trajeto feito pelo transporte público e o valor de cada passagem são pontos que abalam as contas no final do mês.


De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Transportes de São Paulo, mais de 120 mil

pessoas utilizam o vale-transporte mais de duas vezes por dia. Isso quer dizer que, o trajeto de grande parte dos trabalhadores superam os R$8,80 diários (valor de acordo com a SPTrans para a cidade de São Paulo).


Para as empresas, um exercício muito simples é somar o valor gasto por mês com os

funcionários e saber o número real desembolsado para o deslocamento dos funcionários. Ao calcular o valor de transporte de funcionários, a companhia sabe o custo mensal e pode oferecer alternativas mais baratas.


Como diminuir os custos com vale-transporte e aumentar os lucros da minha empresa?


Os valores das passagens do transporte público aumentam a cada ano. Em contrapartida, a frota diminui, os horários são cada vez mais espaçados e as rotas menos abrangentes. Além da superlotação e do serviço precário, o custo mensal para a empresa que paga o vale-transporte para seus funcionários só aumenta.


O transporte público não oferece conforto
O transporte público não oferece conforto

Segundo a Alelo, 7 a cada 10 funcionários que utilizam o transporte público para ir ao trabalho são afetados diretamente na produtividade diária de suas funções. Isso quer dizer que grande parcela dos seus funcionários produzem menos do poderiam produzir para a sua empresa.


Apesar da legislação determinar o pagamento de transporte para os funcionários, essa determinação permite que as empresas ofereçam outras opções de deslocamento para todos os colaboradores da empresa.


Fretamento de ônibus


O ônibus, van ou micro-ônibus fretado é uma excelente opção para empresas que querem diminuir o custo de transporte dos funcionários, que estão localizadas em regiões com poucas opções de transporte coletivo ou que possuem funcionários que moram muito distante da empresa.


As vantagens do fretamento


Empresas com profissionais treinados e eficientes
Empresas com profissionais treinados e eficientes

Essa alternativa aumenta significativamente a qualidade de vida dos funcionários e, consequentemente, a produtividade deles. Ao aumentar o bem-estar, a empresa garante melhora na execução das tarefas, o que pode ser observado proporcionalmente nos ganhos financeiros da empresa.


A redução do tempo de deslocamento, combinado com menor estresse ao dirigir ou pegar o transporte público, faz com que os funcionários cheguem com mais energia ao trabalho e desempenhem suas tarefas com mais vigor e atenção.


Quanto maior o número de funcionários, melhor é o valor do fretamento de ônibus, já que a adesão será maior e o número de pessoas que moram próximas fará com que a rota seja mais eficiente ainda.


Ao incentivar o uso de fretado por parte de todos os funcionários, mesmo aqueles que não utilizavam o transporte coletivo, pode trazer um grande corte de custos para a empresa, já que o valor de fretamento de ônibus é muito menor que os custos mensais com vale- transporte e o vale-combustível.


Escolha uma empresa de fretamento terceirizada


Se sua empresa deseja cortar custos hoje, implantar um fretamento interno completo para atender os funcionários não seria uma boa ideia. A primeira é que para adquirir veículos, contratar motoristas e estruturar as rotas gastaria um valor muito alto, indo contra o real propósito da mudança.


A segunda é que, a terceirização do serviço de fretamento garante a economia máxima

desse serviço. Somente contratando uma empresa de fretamento já estruturada, você não terá os custos e burocracias trabalhistas, além dos gastos listados acima.


Além disso, uma empresa especializada em transporte de funcionários conseguirá implantar de forma efetiva toda a organização de funcionários e a roteirização de trajetos. Somente com esse estudo, é possível definir as melhores rotas para o transporte, além do melhor uso dos veículos, consequentemente, um menor custo para a empresa contratante.


Fretamento para grandes, médias e pequenas empresas


Muitas empresas já estão optando por essa alternativa e o fretamento de ônibus em São

Paulo está cada vez mais comum. Não é difícil encontrar empresa de transporte de

funcionários que atenda a sua região.


O fretamento é a solução para todas as empresas
O fretamento é a solução para todas as empresas

Para grandes empresas, essa escolha se torna muito fácil, já que a quantidade de funcionários faz com que o fretamento valha muito a pena. Mas e para pequenas e médias empresas?


Apesar da quantidade de colaboradores ser menor e a utilização de transporte público ter um valor mais baixo, a escolha do fretamento de ônibus para o transporte de funcionários também se faz significativo no final do mês.


Ao contratar uma empresa de ônibus fretado, você consegue pagar um valor proporcional aos funcionários que utilizarão o serviço. Isso porque as empresas terceirizadas utilizarão seus veículos de forma mais eficiente possível combinando colaboradores de empresas diferentes localizadas na mesma região.


Assim, se você deseja cortar custos da sua empresa e ainda garantir conforto e qualidade para seus funcionários, procure empresas de fretamento de ônibus para a sua empresa.


Faça uma cotação e compare com os valores mensais, descubra como o transporte mensal afeta os lucros da sua empresa.